Vídeos e mais

 

Pensar e refletir (03/12/11)

 

"A razão pela qual algumas pessoas acham tão difícil de serem felizes é porque estão sempre a julgar o passado melhor do que foi, o presente pior do que é e o futuro melhor do que será" Marcel Pagnol

 

"As únicas pessoas que nunca fracassam são as que nuncam tentam" Anônimo

 

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade" Albert Einstein

 

"Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las" Madre Teresa de Calcutá

 

INDICAÇÕES DE FILMES:

- The Corporation (2004): Cento e cinqüenta anos atrás, a corporação era apenas uma instituição insignificante. Mas hoje é mais que uma presença em nossas vidas. Assim como o Comunismo, a Igreja e a Monarquia em outras épocas, a corporação é hoje a instituição dominante. Neste complexo e divertido documentário, Mark Achbar e Joel Bakan mostram as repercussões da hegemonia das corporações na sociedade e na vida das pessoas.

- Sonhos Roubados (2010): Com poesia e sensibilidade, conta a história de três adolescentes que vivem na periferia carioca. As famílias disfuncionais, a gravidez precoce e a falta de dinheiro são realidades cotidianas. Elas acabam encontrando na prostituição uma saída. Mesmo assim, usam o humor todo o tempo para refletir suas decisões e procuram curtir a vida com as oportunidades que surgem: um namoro novo, um baile funk ou aquele MP3 tão sonhado.

- Quanto Vale ou é por Quilo? (2005): Uma analogia entre o antigo comércio de escrevos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura uma escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Armimda, que trabaha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Cadinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.

- Cronicamente inviável (2000): O filme mostra trechos da história de 6 personagens, mostrando a dificuldade de sobreviência mental e física em meio ao caos da sociedade brasileira, que atinge a todos independentemente da posição social ou da postura assumida.

- Juízo (2008): Acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei, entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio. Com sequências filmadas em audiências reais e durante visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos menores infratores, as imagens revelam as conseqüências de uma sociedade que manda os filhos ter "juízo", mas não o pratica.